Publicações dos professores - Escola Madre Catarina Lépori

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, DE PORTUGAL

















Veio numa caravela, Pedro Álvares Cabral
Encontrou índios e uma terra bela.

Aqui ficaram portugueses e espanhóis
Foram explorando, povoando e colonizando
Esta terra forte.

Um dia o povo disse
Que D. Pedro tinha que dizer:
- INDEPENDÊNCIA OU MORTE?

Jovania Bueno Teixeira
Escola Estadual Madre Catarina Lépori
________________________________________________________________________________

Síndrome do Déficit de Atenção 
  

Observa-se em alunos certas características que podem dificultar o êxito na aprendizagem. Tais como: fracasso com frequencência em prestar atenção, aos detalhes ou comete erros por descuido nas atividades ,apresenta dificuldades para manter a atenção ,não parece escutar, não  cumpre instruções, evita ou o dessagrada as tarefas que exigem esforço mental, perde coisas necessárias como livros ,ferramentas, se distrai facilmente, com estímulos irrelevantes , muitas  vezes é esquecido , descuidado... 

Estas crianças que apresentam dificuldades um mantes a atenção ou já possuem um diagnóstico com Síndrome do Déficit de Atenção tem dificuldade para estruturar-se internamente e para  organizar-se precisam de: ambientes ordenados, consistentes e previsíveis. Com normas e limites, ajuda para planejar o tempo, atividades detalhadas, visualizar o planejamento, os passos, constantemente os acordos serem relembrados, para interiorizá-los, registrar as orientações... Muitas não toleram  frustrações e com estas questões é importantes que sejam trapalhadas através de jogos, por exemplo, onde se perde e se ganha. Aprende que a vida é dinâmica e as regras foram criadas para serem seguidas e não transgredidas. Perguntar claramente ao aluno se precisa de ajuda e tanto quanto escutá-lo é importante.
                                                              
Os      alunos     com      dificuldade   de    atenção   ficam     dispersos não    registram      tarefas, são   pouco   observadores, tem   dificuldade    para    interpretar     regras    sociais,    por     isso   é    preciso    que   se     auto observem, interpretem      gestos e    olhares (aí importância de estabelecer um códigos símbolos em que o educador ou os pais se comuniquem ) ,   tom    de  voz...   A comunicação  entre       a família   e    a     escola   é   de      suma     importância     compartilhando
as    regras    básicas    para organizar    a   sua vida; o   que facilita    a    assimilação    de   normas    referencias.     Combinar      o   uso    de agenda faz o elo de ligação entre a casa e a escola; além     de    anotações     importantes    datas de provas, tarefas, desempenho    sempre dando ênfase   ao     êxito e estimulando, incentivando. Finalmente      considerar que aprendem dando    ênfase ao visual.

Segundo       estudos       quanto      maior         a    pressão    sobre     a      pessoas      que      tem      déficit         de       atenção, menos     resultados         positivos terá. Sabemos    que      com    elogios      a      pessoas       tende    a             responder      melhor,  por     isso       os     estímulos, os incentivos      são dicas   para            obter      sucesso.     Prender   a atenção por um   tempo prolongado,  em assuntos comuns do cotidiano,   é       difícil;      por    isso     a  novidade     é  o  belo e o estimulante pois      aciona    suas     funções      do  córtex  pré-frontal.





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Córtex pré-frontal
Latim  Cortex praefrontalis
Vascularização    artéria cerebral média; artéria cerebral anterior
Drenagem venosa seio sagital superior
MeSH Prefrontal+Cortex
O córtex pré-frontal (PFC) é a parte anterior do lobo frontal do cérebro, localizado anteriormente ao córtex motor primário e ao córtex pré-motor.

Esta região cerebral está relacionada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão da personalidade, tomadas de decisões e modulação de comportamento social. A atividade básica dessa região é resultado de pensamentos e ações em acordo com metas internas.

A função psicológica mais importante relacionada com o córtex pré-frontal é a função executiva. Esta função se relaciona a habilidades para diferenciar pensamentos conflitantes, determinar o bom ou ruim, melhor e pior, igual e diferente, consequências futuras de atividades correntes, trabalho em relação a uma meta definida, previsão de fatos, expectativas baseadas em ações, e controle social.

Muitos autores indicam uma ligação entre a personalidade de uma pessoa e funcionamento do córtex pré-frontal.
O indivíduo com Déficit de Atenção desliga ao  invés de ligar, faz  estímulos  em demasia bombardeiam o cérebro o que não é benéfico. Em certas ocasiões tendem a serem impulsivos gerando conflitos ficando viciados em confusões e brincadeiras de mau gosto. Geralmente são propensos a agirem de forma desorganizadas, perdem a noção do tempo. Iniciam muitos  projetos mas terminam poucos. Costumam ser mau humorados, ter pensamentos negativos .

Conclui-se que a pessoa com dificuldade de atenção se caracteriza por: incapacidade de prestar atenção a detalhes ou evitar erros, por falta de cuidado, tem problema em manter a atenção em situações de rotina, em ouvir, em terminar projetos,, é desorganizado no tempo e no espaço, é distraído, tem pouca habilidade em planejamento, falta de objetivos definidos, em expressar sentimentos, é excessivamente sonhador, tem tédio, apatia ou falta de motivação. Dificuldade em se manter sentado esperando, busca conflitos, interrompe e tende a cometer erros repetitivos.

É importante que essa pessoa não seja estimulada negativamente. Procure ficar calma e firme( professores/pais) manter a voz baixa segura. Não gritar, dar tempo, usar humor para apaziguar e ser a cima de tudo um bom ouvinte.

O bom senso em todas as situações e a clareza que cada um é diferente  do outro  um ser único  e como tal deve ser tratado respeitado olhado.

Não cabe mais pensar um grupo homogêneo pois a diversidade é  uma realidade sem volta a qual todos temos que assumir e defender. Profissionais em educação seres inacabados, como disse o
Teórico. Seres em formação constante, a fórmula não existe e sim a tentativa de profissionais na mediação de capacitar cidadãos a se tornarem mais responsáveis, independentes e felizes.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire

              Jovânia Bueno Teixeira
                 Educadora Especial
                               2014



































Um comentário:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...