segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL/ ENEM -2015


 
Queridos (as) alunos (as), para entender a escassez de água no Brasil, faz-se necessário considerar os fatores geográficos, políticos e climáticos que estão relacionados a essa questão.

Rio Paraíba do Sul com queimadas ao fundo, em Aparecida, São Paulo, Brasil.
 
De um modo geral, pode-se observar que 97,5% da água mundial é constituída por  água salgada, apenas 2,5% de água no mundo, corresponde a água doce, que é distribuída dessa forma:
a-      69,8% dessa água estão nas calotas polares.
b-      29% pertencem às águas subterrâneas- difícil extração
c-      0,3% da água mundial estão nos rios e lagos, destinadas para o consumo humano, agricultura e indústrias.
d-     0,9% em outros lugares.
Sendo que de toda a água doce existente no mundo, 11% está no Brasil. Nesse sentido, o Brasil é uma das maiores instâncias hidrominerais do mundo. Por que então vivemos nessa crise hídrica, uma das maiores da nossa história?
Podemos apontar várias causas para esse problema que afeta os brasileiros, mais especificamente na região Sudeste do nosso país.
 
Nos anos de 2014 e 2015 o Brasil teve uma alteração climática atípica. No início de 2014 ocorreram inundações nas regiões Sudeste e Central do Brasil. Também ocorreram inundações em Rondônia, Acre e parte do Mato Grosso. A inundação do rio Madeira que levou meses.
 
O processo normal de chuvas no Brasil seria um período de pluviosidade com pouca intensidade, seguido de secas, principalmente no Nordeste, porém as secas se intensificaram e se estenderam também para o Sudeste. Em consequência disso, alguns rios secaram ou diminuíram drasticamente a sua vazão, somado a isso, também, a falta de água nos reservatórios que abastecem as grandes cidades da região Sudeste, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Quem são os grandes responsáveis e/ou responsável por essa falta de água no Brasil?
É justo culpar a natureza pela falta de água?
O conhecimento científico e a inovação tecnológica já não permitem culpar a natureza pelas catástrofes ocorridas, visto que a comunidade científica já tem tecnologia suficiente para prever as alterações climáticas em menor ou maior grau. Diante disso, o Poder Público deveria tomar as providências cabíveis, mas isso não ocorreu.
Na verdade, a crise hídrica que vivenciamos, atualmente, decorre da ineficiência da gestão pública.
As medidas do Poder Público estão acertadas?
Quem consome mais água doce no Brasil?
O maior consumidor de água doce no Brasil é a agricultura com 70% seguida da indústria que consome 22%, somente 8% para consumo humano, ou seja, 92% da água doce no Brasil não é destinada para o consumo humano.
Pela Constituição Federal de 1988, cabe aos governos estaduais a missão de gerir e administrar a captação e distribuição de água, embora o governo federal também precise atuar por intermédio do fornecimento de verbas públicas e obras interestaduais. Contrário a isso, o Poder Público argumenta que o cidadão precisa economizar água, visto que a água utilizada para irrigação e alguns setores industriais, não é tratada. No entanto, a captação da água para esses setores da economia (agricultura e indústria), competem com a captação necessária para as empresas de tratamento de água.
Soluções para resolver o problema da água:
A curto prazo- intervenção imediata:
1-      Garantir o abastecimento prioritário das residências, com racionamento programado que inclua todos os setores, principalmente a indústria, obrigando-a a reutilizar a água que consome.
2-      Fiscalizar com rigidez a captação da água utilizada na agricultura, evitando equipamentos e mecanismos de irrigação obsoletos que desperdiçam água.
3-      Garantir a manutenção efetiva da água nos centros urbanos. Sabe-se que 40% da água tratada é desperdiçada no transporte do reservatório até a residência.
4-      Campanhas educativas para o uso consciente da água. O desperdício da água e o seu uso irracional deve ser combatido.
 
A partir daí é possível concluir que a falta de água no Brasil, não afeta somente a disponibilidade de água tratada nas residências. As indústrias e a agricultura são os setores que mais poderão sofrer com o problema, o que pode acarretar impactos na economia como um todo. Lembrando que a maior parte das indústrias do país estão na região Sudeste. Além disso, é importante ressaltar que o principal modal energético do país é o hidrelétrico, que possui como ponto negativo justamente a dependência em relação a disponibilidade, de forma que uma seca extrema pode levar o país a um novo racionamento de energia, tal qual ocorrido em 2001.
 

sábado, 3 de outubro de 2015

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA / ENEM- 2015


Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais, consequência da evolução tecnológica ao longo do tempo (causada pela revolução industrial) que propiciou o acesso à saúde, a educação e as descobertas científicas. Isto é, com o avanço tecnológico e científico, urbanização e trabalho (com inclusão da mulher) a sociedade passou a fazer planejamento familiar e aprendeu a cuidar da saúde, diminuindo assim, a taxa de natalidade e mortalidade.

Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.

Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Dividiu-se as oscilações entre mortalidade e natalidade, considerando o desenvolvimento das sociedades industriais, em quatro fases principais. Para melhor compreendê-los, observe o gráfico abaixo:





Fonte: Mundo Educação

1ª FASE (antes da revolução industrial): não havia saneamento básico, higiene e saúde precária. Os padrões morais da época permitiam o casamento precoce. Consequências: altas taxas de mortalidade e natalidade= crescimento vegetativo baixo.
2ª FASE (depois da revolução industrial): Conhecida como fase da explosão demográfica. A taxa de natalidade se mantém alta, mas a taxa de mortalidade tem uma queda, consequência das descobertas de medicamentos, como por exemplo, a penicilina. Explicando: é a chamada fase do BABY-BOOM, mas é causada pela queda da taxa de mortalidade, e não pela alta da taxa de natalidade= crescimento vegetativo alto.
3ª FASE: fase atual dos países emergentes, como por exemplo, o Brasil. É a fase adulta, ou seja, ainda não cessou a transição demográfica, mas caminha para a fase de envelhecimento da população, quando aumenta a expectativa de vida em consequência do avanço da medicina. Nessa fase diminui a taxa de natalidade e mortalidade devido a inserção da mulher no mercado de trabalho, e aumento da escolaridade. Industrialização, urbanização e avanço tecnológico propiciam melhor qualidade de vida e planejamento familiar.
4ª FASE: é a fase idosa, característica dos países desenvolvidos. Cessa a transição demográfica, a expectativa de vida é alta. A taxa de natalidade e mortalidade é baixa, devido ao alto desenvolvimento humano. Surgem as consequências: gastos com a previdência e diminuição da população economicamente ativa. A partir daí são criadas as políticas para solucionar esses problemas, como imigração dessa mão de obra, dos países subdesenvolvidos; incentivo de natalidade (países europeus e Japão, entre outros). A imigração pode causar a xenofobia, como por exemplo, na Europa.

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...