quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FLORESTA AMAZÔNICA- PROBLEMAS AMBIENTAIS

A Amazônia é a maior superfície do planeta coberta por florestas tropicais.

Uma coisa engraçada aconteceu quando o governo do Brasil estava construindo a gigantesca usina que carrega o nome de Tucuruí, cidade na região oriental da Floresta Amazônica. Alguém esqueceu de cortar as árvores e desmatar a área de 2.875 Km² que seria inundada, e 20 anos depois isso se tornou um problema, além do principal, que foi imediato, a imensa área coberta pela água. A decomposição da vegetação resultou na emissão de milhões de toneladas de gases responsáveis pelo efeito estufa. [...]. Os cientístas temem que a crescente acidez da água do reservatório possa corroer as turbinas da usina. Infestações de mosquitos têm sido tão intensas que alguns assentamentos foram forçados a se mudar. Para resolver o problema, mergulhadores usando serras hidráulicas especiais nadavam até mais de vinte metros de profundidade, prendiam-se aos troncos de árvore submersos e os cortavam, assistindo depois aos troncos serem içados para a superfície por cabos de aço.

Fonte: Rohter, 2004.

Responda:
a) Além de Tucuruí, outras usinas de menor porte também foram construídas na Amazônia. De acordo com o texto qual é o principal problema ambiental causado por essas hidrelétricas? Por que ele ocorre?
b) Um modelo de desenvolvimento que respeite a natureza da região Amazônica precisa ser posto em prática. O texto apresenta uma solução para o problema gerado pela usina. A solução se enquadra nesse modelo? Por quê?



IMAGEM: SCIELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...