domingo, 27 de dezembro de 2015

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL- RESUMO

Desenvolvimento sustentável é o crescimento da economia, mas com a preocupação de utilizar os recursos da natureza sem levá-la à exaustão. 
O ser humano tem direito de usufruir da natureza, mas sempre respeitando o meio ambiente, pois nós, seres humanos, somos parte integrante dele e, consequêntemente, dependemos do mesmo para sobreviver. Ou seja, o desenvolvimento econômico é importante, mas não deve comprometer a saúde das gerações futuras.

Portanto, é de suma importância que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água), para que o desenvolvimento sustentável se concretize.

No Brasil, essa questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado a passos lentos, tanto no país quanto nos outros países emergentes. Isto porque o capitalismo impera em detrimento do meio ambiente. No Brasil ainda é grande o desmatamento, assim como, a queima de combustíveis fósseis que afetam a camada de ozônio. Embora a preocupação com o meio ambiente tenha aumentado ainda é comum a existência de lixões a céu aberto, como por exemplo na capital do Brasil, Brasília, onde podemos constatar a existência do maior lixão da América Latina.

Fonte: Ciência da Terra- Impactos e perspectivas no Brasil- ADAPTADO.

PARA SABER MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...