domingo, 23 de março de 2014

Ucrânia acredita que Putin está preparado para atacar o país 'Alvo de Putin não é a Crimeia, mas toda a Ucrânia', declarou secretário.

Querido aluno, é de suma importância estar atento às últimas notícias!
Segundo Parubi, invasor pode cruzar a fronteira em qualquer dia. As tropas russas de Vladimir Putin estão preparadas para atacar a Ucrânia 'a qualquer momento', declarou neste domingo o secretário do Conselho de Segurança Nacional e de Defesa ucraniano, Andrei Parubi.
'O alvo de Putin não é a Crimeia, mas toda a Ucrânia (...) Suas tropas mobilizadas na fronteira estão preparadas para atacar a qualquer momento', declarou Parubi diante de milhares de pessoas no centro de Kiev
Saiba mais: G1.globo.com 

SISTEMA CAPITALISTA

Querido aluno, é importante saber que o capitalismo surgiu na época da expansão europeia nos séculos XV e XVI, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, em que o feudalismo estava em crise. Nesse período, não existia comércio, mas a troca de produtos. O sistema de trabalho era o colonato em que os senhores feudais (que faziam parte da burguesia) forneciam suas terras aos trabalhadores (servos) que eram obrigados a entregar parte de sua produção aos senhores feudais. O Renascimento comercial e urbano foi impulsionado pelas Grandes Navegações. As revoluções da burguesia propiciaram o desenvolvimento do capitalismo e sua expansão em âmbito global.

terça-feira, 18 de março de 2014

Cuidado! Página falsa do Google Drive rouba dados e é idêntica à original.

Golpe é tão bem feito que site está nos servidores da Google e tem até segurança própria.
Para os mais atentos, ataques de phishing não costumam ser muito efetivos: há sempre um detalhe na página em si ou no endereço que entrega o golpe. Mas o mais recente crime virtual descoberto pela Symantec é capaz de roubar dados até de quem está sempre de olho.
Trata-se de uma página falsa do Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem do Google. Ela é aberta quando a vítima abre um link enviado por email contendo o assunto "Documents". A página de login é praticamente uma irmã gêmea da original, com diferenças mínimas de design.
Para complicar, o endereço falso está em um servidor da própria Google e é protegido pelo protocolo de segurança SSL, deixando o golpe ainda mais convincente. Quem faz o login na página envia os dados para um script PHP em um servidor invadido.
Em seguida, um documento do Google Drive realmente abre, confundindo ainda mais a cabeça da vítima. As informações obtidas podem ser usadas para capturar contas e até comprar conteúdos na Google Play e em outros sites.





segunda-feira, 17 de março de 2014

Qual a importância estratégica da Crimeia?

Querido aluno, devemos saber um pouco mais sobre a questão da Crimeia. Nesse sentido, vamos em busca de mais informações a cerca da importância estratégica dessa região.

A Crimeia está localizada na região Sul da Ucrânia, faz parte de uma península situada nas proximidades do Mar Negro. Apesar de estar integrada ao território da Ucrânia possui, ainda, vínculos culturais e políticos com a Rússia. Isso torna difícil a diplomacia entre esses dois países. 

A Crimeia por ter abertura para o Mar Negro, é uma zona muito importante no plano comercial e militar para a Rússia, pois facilita a movimentação de cargas e garante o controle do canal que liga o Mar Negro ao Mar de Arzov. Comercialmente essa região é grande produtora de grãos e de vinhos, com uma avançada indústria alimentícia. Os portos da Crimeia também são responsáveis por boa parte do escoamento da produção agrícola ucraniana que segue em direção à Europa e à própria Rússia, além de ser o ponto onde o país realiza uma considerável parte de suas importações, incluindo o gás russo.

Em 2010, foi firmado um acordo em que a Rússia instalou uma base militar em Sebastopol, cidade localizada no sul da Crimeia, com a permanência prevista até o ano de 2042. Em troca, o governo de Moscou cedeu US$ 40 bilhões de dólares em gás natural, fonte de energia da qual a Ucrânia é extremamente dependente.
Além de todos esses fatores, na região concentra-se uma grande quantidade de povos ligados à Rússia, utilizando o idioma do país vizinho. Essa população corresponde a 60% dos mais de dois milhões de habitantes da região, que foi cedida à Ucrânia ainda na época da União Soviética pelo líder do Partido Comunista, Nikita Khrushchev. Nesse sentido, tanto o governo russo quanto o governo ucraniano procuram intensificar o sentimento nacionalista na região para ambos os lados a fim de ampliarem a influência ideológica local, atualmente polarizada entre os “pró-Rússia” e os “pró-Ucrânia”, esses últimos mais conhecidos como “pró-Europa”, por serem favoráveis a um estreitamento das relações comerciais com a União Europeia.
Nesse contexto, pode- se afirmar que a crise resultou em uma série de protestos que derrubou, respectivamente, o primeiro-ministro, Mykola Azarov, e o presidente, Viktor Yanukovich, com a instituição de um novo governo. Essa mudança de poder foi uma represália à ação do então presidente que se recusou a assinar um tratado que estreitaria as relações comerciais ucranianas com a União Europeia, preferindo aproximar-se economicamente da Rússia, o que desagradou os comandos pró-Europa. Vladimir Putin, então considerou essa tomada de poder como uma ação ilegítima. Assim, a região da Crimeia passou a ser dominada por um comando pró-Rússia, que vem procurando ampliar a autonomia da região e consolidar um centro de oposição ao novo governo instaurado. Assim, sob a justificativa de “normalizar” a situação e estabelecer uma proteção aos cidadãos russos, a Rússia enviou tropas para a Crimeia, ocupando aeroportos e bases militares na província.
Esse movimento desagradou profundamente os governos ocidentais, notadamente a União Europeia e os Estados Unidos, que não veem com bons olhos um eventual crescimento do imperialismo russo na região. Por esse motivo, o presidente estadunidense Barack Obama vem articulando uma série de sanções diplomáticas e comerciais contra a Rússia para enfraquecer Moscou e pressionar Putin a recuar, o que vem contribuindo para elevar a tensão tanto em nível local quanto em escala mundial.

Crimeia é reconhecida como um Estado soberano.

O presidente Vladimir Putin assinou um decreto reconhecendo a independência da península da Crimeia.
Saiba mais: G1 

Por que a terra treme no Brasil se não está em uma zona de convergência?

domingo, 16 de março de 2014

O Golpe de 1964 completa 50 anos.

Querido aluno, atualidades são fatos antigos que são revividos para que possamos entender as modificações do espaço geográfico e suas consequências em âmbito global, regional e local.
Nesse sentido, faz-se necessário buscar na pesquisa histórica, possíveis causas das transformações ideológicas e culturais ao longo do tempo e do espaço geográfico.
Em março de 1954, Getúlio Vargas evitou o golpe de Estado ao suicidar-se. Já em 1964, João Goulart (Jango), inspirando-se em Getúlio Vargas, não teve a mesma sorte, pois o contexto histórico era outro (pelo menos, aqui no Brasil). As Forças Armadas (um setor dela) aliando-se a um exército estrangeiro para derrubar o presidente, em nome da defesa da liberdade implantaram uma ditadura, gerando violência e ferindo a ética pública e a moral. 
No dia 19 de março, completa 50 anos a "Marcha com Deus pela Família e a Liberdade", que reuniu em São Paulo cerca de 200 mil pessoas, em sua maioria mulheres, e lançou  a campanha golpista nas ruas, inclusive, vieram centenas de mulheres do Rio Grande do Sul pedindo, aos gritos: "fora, Goulart! Prisão ao Brizola!". Pois era um contexto de Guerra Fria em que qualquer menção ao popular, mesmo um governo que tentasse implementar um projeto popular, era rapidamente identificado como comunista e contra a potência capitalista: os Estados Unidos. O embaixador dos Estados Unidos pediu "novos recursos" a Washington e preparou outra marcha para 2 de abril, no Rio de Janeiro, para atiçar o golpe.

Você também pode gostar de ler:
- A DITADURA MILITAR EM CONTEXTO DE GUERRA FRIA
- A COMISSÃO DA VERDADE
- MARCHA COM DEUS PELA FAMÍLIA E PELA LIBERDADE (REVISTA ÉPOCA- GLOBO.COM)
- EXUMAÇÃO DE JANGO
- ARTIGO PARA REVIVER 1964 

Crise na Ucrânia pode causar estragos na economia brasileira?

Saiba por que o Brasil não será afetado pela tensão no leste europeu.

Querido aluno, no mundo globalizado em que a economia mundial é predominantemente capitalista, e que a palavra chave é interdependência, é evidente que devemos nos preocupar se outro país entrar em crise. No caso da Ucrânia, para o Brasil, representa um mercado pequeno, pois, segundo Daniel Godinho (secretário do Comércio Exterior do MDIC- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), importamos desse país, apenas adubos e fertilizantes, e exportamos carne.
Leia mais:
Crise na Ucrânia pode causar estragos na economia brasileira? 
A península ucraniana da Crimeia realiza neste domingo (16) um referendo que pode definir a anexação da região à Rússia. Críticos dessa medida, norte-americanos e europeus ameaçam aplicar sanções econômicas aos russos, o que agravaria a situação. Apesar disso, dificilmente a economia brasileira será agravada com a crise, segundo especialistas entrevistados pelo R7. O principal motivo é que a importância comercial da Ucrânia e da Rússia é pequena para o País.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai.

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai
Fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai
Peça pesa em torno de 1,6 tonelada e foi doada por um grupo da Alemanha (Fotos: Cristiano Devicari/JM)
O sino maior de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprendeu e caiu na última segunda-feira (3), por volta das 18h. A fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu, causando a queda, de pouco mais de dois metros. “Fazemos um acompanhamento constante aos sinos. A última vez em que verificamos este sino foi há duas semanas, e tudo estava em ótimas condições. A notícia do rompimento me surpreendeu, porque não havia nada que levantasse alguma suspeita”, diz o técnico Valmor Garlet, de Santo Ângelo.
Fabricado em Minas Gerais e fruto de uma doação de um grupo de pessoas residente na Alemanha, o sino pesa em torno de 1,6 tonelada. Uma barra de ferro colocada estrategicamente no piso que fica no alto da torre amorteceu a queda – mesmo assim, houve estragos no piso. Fotos foram tiradas e enviadas à fabricante, com o relato da situação. Valmor diz considerar que o sino não pode mais ser aproveitado, mas a Paróquia Anjo da Guarda espera a visita de técnicos da empresa para verificar a gravidade dos danos.
Nenhum outro sino da torre foi afetado ou teve seu funcionamento prejudicado. “Queremos avaliar melhor o que houve, com técnicos, e, se for defeito de fábrica, queremos reaver o sino. Mas menos mal que não tivemos outros prejuízos. Agora vamos aguardar e ver que rumos vamos tomar”, declarou o pároco Rosalvo Frey em entrevista ao comunicador Jota Miguel, no programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, na manhã de ontem.
Fotos vinculadas
No detalhe, encaixe da parte superior do sino, onde a peça se desprendeuEstrutura onde ficava o sino e o mecanismo que o movimenta
Fonte: Jornal das Missões

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...