quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A QUESTÃO DIPLOMÁTICA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS:

Querido (a) aluno (a), não basta ser uma pessoa informada é necessário entender o processo histórico para saber posicionar-se de forma neutra e objetiva. Leia a informação abaixo:
Ex funcionário da CIA conseguiu documentos que evidenciam que Obama monitorava ligações e vigiava a origem, tempo e destino das mesmas. Entregando esses documentos a um jornalista britânico. Obama defendeu-se dizendo que era uma forma de garantir a segurança nacional. Porém, essas últimas denúncias apresentadas por esse jornalista demonstram que a NSA (Agência de Segurança dos Estados Unidos) que trabalha em parceria com a CIA(Central de Inteligência Americana) tem um programa de monitoramento e informações, e vigia 4 países que são considerados um ponto de interrogação. Os EUA teme que esses países sejam um problema para sua integridade. São eles:
a)     Egito
b)     Arábia Saudita
c)     O México
d)     O Brasil
Tudo indica que esse programa foi aplicado no Brasil. Tudo isso fez com que o ministro da justiça e o ministro das Relações Exteriores exigissem uma explicação formal. Só tomaram uma atitude cabível após o pronunciamento de Barack Obama. 
ANALISANDO OS FATOS:
A)   Problema: Diplomacia
B)   Possíveis soluções para que o Brasil não se envolva:
- O que representa a diplomacia para o Brasil?
- Como funciona a Diplomacia?
O Brasil é um país estratégico por causa de sua economia crescente, é respeitado por sua postura em relação aos conflitos externos, situa-se em uma região de fronteira, onde ocorre muitas migrações e onde há um grande intercâmbio cultural.
C)   Como solucionar esse problema?
- Garantir por tratados internacionais, políticas fronteiriças  e diplomáticas que melhore suas relações comerciais, intercâmbios culturais. É preciso entender essas relações de soberania nacional e respeito.
- Os estados Unidos devem explicações, o Brasil deve cobrar, pois é importante que o país dar uma resposta, não só para o resto do mundo, que deve ver o Brasil como um país que defende sua soberania, mas também para os brasileiros, que , também, podem ter sua privacidade violada.
A dissertação deve versar sobre:
- Soberania Nacional
- Respeito à privacidade
- Democratização do uso da Internet, pois quem viola não presta contas.
PROPOSTAS:
1-     Acordos internacionais
2-     Qual a implicação pelos usuários do Brasil e do mundo?
3-     Qual a responsabilidade do seu país para com outros países?
Nesse sentido, de que forma o capitalismo tem contribuído na desestruturação do sentido ético das ações?
Em relação aos países do G20, como os países podem se sentir a respeito de sua privacidade?


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dicas de Atualidades para 2013

Querido (a) aluno (a), vamos ficar por dentro das notícias, mas com conhecimento.


Como o Enem cobra Ciências Humanas - vídeo.




ENEM- Protestos no Brasil

Querido (a) aluno (a), fique atento (a) às dicas para o ENEM. Quanto mais pesquisa, mais argumentos, e consequentemente mais chance de aprovação! Vale a pena assistir mais um vídeo sobre um possível tema para a redação. Boa Sorte!!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sai lista de médicos com registros concedidos pelo Ministério da Saúde

Sai lista de médicos com registros concedidos pelo Ministério da Saúde


Brasília – O Ministério da Saúde publicou na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União a lista dos primeiros profissionais intercambistas participantes do Programa Mais Médicos que tiveram registro único para exercício da medicina concedido pela pasta. A portaria traz o nome e o número de registro dos mais de 650 médicos e determina a expedição das carteiras de identificação dos profissionais.
A medida foi em decorrência da alteração na Lei do Mais Médicos, sancionada esta semana pela presidenta Dilam Rousseff. O texto aprovado pelo Senado no último dia 16 transferiu dos conselhos regionais de Medicina para o Ministério da Saúde a competência de emitir o registro para que médicos com diplomas do exterior atuem no programa. A fiscalização dos profissionais continua sob responsabilidade dos conselhos.
SAIBA MAIS: EMPRESA BRASIL

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IMPARCIALIDADE É UM CRITÉRIO RELEVANTE NO ENEM. Crise diplomática entre Brasil e Bolívia.

Querido (a) aluno (a), a redação do ENEM pode evidenciar problemas sociais. Nesse sentido é importante saber analisar os temas corretamente. É necessário obedecer à norma culta, não ser específico demais e nem muito abrangente, ter capacidade argumentativa, ou seja, saber fazer relações com diferentes espaços e tempos. Mas, sempre, lembrando que a IMPARCIALIDADE é um critério relevante no ENEM.

CRISE DIPLOMÁTICA ENTRE BRASIL E BOLÍVIA.
Em 2012, Roger Pinto Molina (senador boliviano) pediu asilo político na embaixada brasileira, em La Paz, alegando que era vítima de perseguição política por parte de Evo Morales, que ele é opositor.
EVO MORALES














Roger Pinto Molina acreditou que receberia asilo político no Brasil, mas a presidente Dilma Roussef possui uma boa relação diplomática com Evo Morales, e conceder asilo político a Roger Pinto significaria um grande problema. Mas Eduardo Savoia, sensibilizado com as condições inadequadas em que se encontrava Roger Molina, na embaixada do Brasil, toma a iniciativa de trazê-lo para o Brasil, provocando uma reação negativa da presidente Dilma. Há uma quebra de hierarquia. No dia 28 de agosto de 2013, ocorre o pedido de demissão do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, em seu lugar assume Luis Alberto Figueiredo Machado. Savoia é suspenso e Roger Molina está aguardando uma posição.


ROGER PINTO MOLINA



IMPARCIALIDADE é um critério relevante no ENEM. - Vinda de médicos estrangeiros para o Brasil.

Querido (a) aluno (a), a redação do ENEM pode evidenciar problemas sociais. Nesse sentido é importante saber analisar os temas corretamente. É necessário obedecer à norma culta, não ser específico demais e nem muito abrangente, ter capacidade argumentativa, ou seja, saber fazer relações com diferentes espaços e tempos. Mas, sempre, lembrando que a IMPARCIALIDADE é um critério relevante no ENEM.

1-      A QUESTÃO DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS NO BRASIL:
É válido ressaltar que a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil faz parte das medidas tomadas pelo governo federal, em relação aos problemas quantitativos e qualitativos da saúde pública no Brasil. Número reduzido de médicos, hospitais lotados, falta de atendimento em lugares distantes. Um problema na infraestrutura, pois faltam leitos. Por esse motivo o governo federal lançou o Programa Mais Médicos que consiste na vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. Para atender essa demanda que existe na saúde pública brasileira. - - Existe uma oposição muito grande de alguns setores, principalmente, o sindicato dos médicos do Ceará que hostilizou alguns médicos estrangeiros.
- A oposição não é à vinda de estrangeiros, mas ao fato de que os médicos estrangeiros não passaram pelo revalida.
- Os médicos passaram por dois treinamentos: um treinamento sobre a língua portuguesa e o outro treinamento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
- Nesse treinamento não teve uma avaliação para revalidar o Diploma desses profissionais.
Esse Programa tem como objetivo resolver a falta de médicos em regiões onde a necessidade de médicos se faz presente.
Esses médicos não passaram pelo revalida, mas estão autorizados para atuar dentro de um contexto proposto pelo governo. Eles não podem abrir consultório particular, e têm um prazo a cumprir.
ANALISANDO OS FATOS:
A)     O problema é de ordem social. Um dos critérios de avaliação do ENEM é pensar na coletividade, levando em consideração a aplicabilidade disso, em sociedade. Se o tema é de caráter social a resolução também deve ser. Para esse problema social é preciso apresentar uma sugestão. 
B)      O problema apresentado é o REVALIDA.
C)      Por que a reação é negativa?
D)     É APLICÁVEL a colocação de médicos estrangeiros.
E)      Possibilidade de diminuir o problema.
F)      Entendendo os problemas quantitativos e qualitativos:
Problemas quantitativos: Muitos pacientes para poucos profissionais, ou seja, muitos usuários do SUS insatisfeitos.
Problemas qualitativos: Não significa que os médicos estrangeiros sejam melhores, mas, sim, que a qualidade é afetada pela falta de tempo, ocasionada pela alto número de pacientes e, consequentemente, exige tempo e o tratamento fica comprometido.
Com a intervenção dos médicos estrangeiros ocorre uma diminuição do problema quantitativo, ocasionando, também a diminuição do problema qualitativo.
O intercâmbio pode ser enriquecedor, pois haverá troca de experiências de ambos os lados

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pré-Enem: ecologia e ambiente

Querido(a) aluno, transdisciplinaridade, é essa a palavra chave para se preparar para o ENEM. É de suma importância contextualizar. Nesse sentido, deve-se buscar o conhecimento científico em várias fontes, pois a Geografia é caracterizada pela dinamicidade. As informações são diversas e perpassam vários saberes, várias áreas, como por exemplo: Biologia, História, Português, entre outras. ATUALIZAÇÃO, diariamente!

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE


.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OPEP OU OPEC



 OPEP desenvolve estratégias na produção de petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta, fazendo o preço do produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo. 

Atuando com o discurso ideológico de garantir preços justos e estáveis para os produtores e consumidores de petróleo, uma oferta eficiente, econômica e regular do consumo de petróleo para as nações, a OPEP mascara seu real interesse, que é o cartel do petróleo, controlando a produção e o preço do produto em escala global. 

Cerca de 75% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas nos países integrantes da OPEP, por essa razão, é responsável por quase metade das exportações mundiais desse mineral. Por esses motivos suas estratégias políticas de produção e estabelecimento de preços afetam diretamente a economia dos países importadores de petróleo.
 
http://cartaecronica.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html 


Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria. 

Os fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo foram o Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela, durante a Conferência de Bagdá. Posteriormente outros países integraram a organização.


Fontes: Mundo Educação e Brasil Escola (adaptado)

ATUALIDADES: A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NOS ESTADOS UNIDOS AUMENTA OS CONFLITOS COM A OPEP.


Querido (a) aluno (a), para entender a questão energética brasileira e mundial é necessário buscar  esse entendimento além das informações obtidas na mídia. É interessante analisar a fonte energética dos países que são responsáveis por  parte dessa energia.

A exploração de petróleo nos Estados Unidos diminuiu nos últimos 20 anos, provocando uma dependência desse país, em relação às reservas de petróleo de outras regiões do globo. Com destaque para as regiões do Oriente Médio e, também, da Venezuela (grande explorador nessa área) na América do Sul. Nos últimos anos, nos Estados Unidos, a exploração de petróleo aumentou significativamente e, consequentemente, diminuiu sua dependência em relação aos países exportadores de petróleo. Por esse motivo, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo),que tem por objetivo controlar o preço internacional do petróleo (quanto maior o preço, mais eles ganham), reage de forma contrária, isso porque os Estados Unidos tentam fazer cair o preço, pois caso contrário, não compensaria a exploração nesse país. Dessa forma poderá afetar a exploração do Pré- Sal no Brasil, pois será mais vantajoso  trazer o petróleo dos países da OPEP que têm grandes reservas e conseguem explorar por um preço muito baixo.

NO VÍDEO ABAIXO, VEJA COMO OS ESTADOS UNIDOS CONSEGUIU AUMENTAR A SUA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO A PARTIR DO FRATURAMENTO HIDRÁULICO.





sábado, 19 de outubro de 2013

TURQUIA- ATUALIDADES

Querido (a) aluno (a), como você já sabe, é importante ficar atualizado (a) se quiser ter sucesso em concursos incluindo o ENEM, o tema da redação é baseado em notícias recentes. Nesse sentido, além de estar bem informado é necessário entender as causas de tais acontecimentos. Pensando nisso é que faço uma pequena introdução sobre a Turquia. Só assim é possível compreender a dinâmica atual em que se encontra esse país.

Em 28 de maio de 2013, ocorreram protestos na Turquia articulados por cinquenta ambientalistas que se manifestavam contra a derrubada de 600 árvores do Parque Taskim Gezi, em Istambul, para a reconstrução do histórico Quartel Militar Taksim (demolido em 1940), com a possibilidade de abrigar também um centro comercial. Mas esses protestos transformaram-se, rapidamente, em conflitos, quando a polícia interveio na manifestação de um grupo de ambientalistas. Dessa forma, o tema dos protestos estendeu-se para além da demolição do parque. Os protestos espalharam-se, rapidamente, para outras cidades da Turquia, assim como, para outros países provocando manifestações com as comunidades turcas ali residentes.
LEIA  A NÓTICIA ABAIXO:

Turquia rejeita opinião da União Europeia sobre como tratou protestos
ISTAMBUL, 19 Out (Reuters) - A Turquia rejeitou no sábado as críticas da União Europeia sobre a maneira como lidou com os protestos contra o governo no começo do ano, mas disse que um relatório sobre o seu progresso no sentido de se juntar ao bloco mostrou que o país está se aproximando dos padrões democráticos e econômicos europeus.

Na primeira resposta oficial do governo ao relatório da comissão, divulgado na quarta-feira, Egemen Bagis, ministro dos assuntos da UE, disse que o apoio da Comissão Europeia para novas conversas sobre uma nova política da região provou que a Turquia está fazendo progressos no seu processo de reforma.
"Estamos felizes porque o relatório de progresso deste ano destaca as importantes reformas que a Turquia tem feito", disse Bagis.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Exumação do corpo de Jango será feita em 13 de novembro.

Querido (a) aluno (a), no estudo da disciplina geografia é importante estar constantemente em busca de informações. Nesse sentido, é necessário ficar atento às notícias a partir de várias fontes: jornais, revistas e mesmo, a internet. Mas não esqueça de analisar o contexto histórico em que se apresentam tais acontecimentos.

A exumação do corpo do ex-presidente João Goulart será realizada no dia 13 de novembro deste ano, em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O neto de Jango e advogado da família, Christopher Goulart, havia adiantado a informação, confirmada após uma reunião entre a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e a Comissão Nacional da Verdade (CNV) em Brasília. O encontro também definiu a data de retorno dos restos mortais ao município gaúcho: 6 de novembro, data da morte do ex-presidente. 
SAIBA MAIS: G1

EXUMAÇÃO DO CORPO DE JOÃO GOULART

Para o ENEM- PARTE V- O papel da internet (quem controla e quem é controlado) e manifestações populares.

Queridos (as) alunos (as), nos últimos meses, várias manifestações invadiram as ruas do Brasil, com ampla repercussão na mídia local e mundial. O chamado Outono Brasileiro, em que a maioria das manifestações ocorreram a partir de mensagens espalhadas nas redes sociais (território líquido), o que provocou a reunião de um grande número de pessoas de forma rápida nas ruas, assim como, ocorreu na Primavera Árabe, em que milhares de jovens (geração y), que nasceram em meio a internet, fizeram parte dessas manifestações.

Mas qual o papel da internet nessa comoção de pessoas, formando um coro de reivindicações?

É a internet responsável pela liberação de ideias e anseios democráticos?

A internet, é na verdade, uma espécie de ícone da liberdade, pois não existe nenhum governo central. Não é possível percebê-la na sua plenitude.

Há manifestação de preocupação por parte dos Estados totalitários, em relação à internet, e já existe um controle oficioso do que é transmitido por e-mails e redes sociais. Recentemente, a Europa e os Estados Unidos admitiram, publicamente, que espionam a rede, tentando identificar nela a circulação de algumas palavras -chave. Nesse sentido, já há países oferecendo serviço de e-mail gratuito (uma forma de atrair usuários para a rede) e, assim, poder controlar o que as pessoas andam dizendo. Tudo isso é justificado em nome da segurança. 

O controle da internet já ocorre há algum tempo. Em 2000 foi criado o portal do yahoo, por dois estudantes da Universidade de Stanford, Jerry Yang e David Filo. Os criadores do portal do yahoo foram processados na França por promover, através de seu portal, a comercialização de bonés, capacetes e uniformes com a suástica nazista. Houve um escândalo, pois a legislação francesa proíbe, terminantemente, a venda de qualquer produto ligado direta ou indiretamente, ao nazismo.

Yang alegou que seu portal não estava subordinado à lei francesa, pois estava sediado nos EUA. Como restringir o acesso a um portal que poderia estar em qualquer outro país além da França e dos EUA?

Essa história teve, no entanto, um desfecho paradoxal. Depois de ter vários sites bloqueados, a receita do yahoo caiu vertiginosamente, o que o levou a mudar sua sede para a China. Contudo o governo chinês impôs como condição para sua operação a colaboração com a censura política chinesa. O Yahoo passou a censurar resultados de buscas, controlar as conversas em salas de bate-papo e filtrar palavras e e-mails e em arquivos anexados; uma total inversão de seu princípio de que a internet deveria ser livre.

Nenhum país gosta da liberdade na internet, pois as redes sociais permitem um tipo de agrupamento entre as pessoas. As redes são um estado paralelo e, enquanto houver liberdade na internet, elas serão consideradas uma ameaça ao modo tradicional de organização dos países (nações), dos partidos políticos e das instituições. A internet é incontrolável por isso não deve ser abordada apenas do ponto de vista político, mas, também, como um problema ético que pode nos levar a diversos dilemas.

Um argumento típico em defesa do controle da internet são os sites de pornografia e, em especial, os de pedofilia. sera´que eles devem ser controlados por algum tipo de agência governamental que os remova constantemente da internet?

Sites pornográficos são, normalmente, bloqueados pelos pais de adolescentes, tanto na televisão como na internet. Mas é praticamente impossível bloquear todos os sites. Há também a circulação de instruções para a construção de bombas.  Tentar restringir a circulação desses sites seria o mesmo que interferir nos assuntos internos de outros países, algo que, no mínimo, causaria uma crise diplomática.
O que precisamos, na verdade, é uma ética da informação em âmbito mundial.

FONTES:  Filosofia da Mente (revista: Filosofia- anoVII Nº 85 agosto 2013)/ Filosofia- Construindo o Pensar- Dora Incontri e Alessandro Cesar Bigheto.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Para o ENEM - PARTE IV: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939- 1945)

Queridos (as) alunos (as), vamos garantir uma boa colocação no ENEM.
Acho importante compreender GUERRA  FRIA, mas é preciso buscar esse entendimento estudando, também, a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939- 1945)
Após a Primeira Guerra Mundial a Alemanha passava por um forte sentimento de humilhação a implementação do Tratado de Versalhes, bem como uma grande crise econômica. O marco inicial da guerra se deu em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. Com o objetivo de expandir o território alemão, Hitler liderou o nazismo, assim como, Mussolini o fascismo. Eram os chamados governos totalitários.

É de suma importância conhecer as os grupos formados: os Aliados (Inglaterra, URSS, Estados Unidos e França)e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Outros fatos relevantes, como o extermínio dos judeus nos campos de concentração e as bombas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima, são muito cobrados no ENEM.

PARA ENTENDER A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL É NECESSÁRIO PESQUISAR MAIS SOBRE O ASSUNTO CLICANDO AQUI:  historianet





quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Para o ENEM: - Parte III- Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá

Queridos (as) alunos (as), é muito importante conhecer as diversas visões em torno da dinâmica mundial econômica. 
A partir do entendimento do processo histórico mundial é possível entender assuntos mais específicos (Geografia, História e Sociologia)
A visão de mundo por Milton Santos:





O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PARA O ENEM: MANIFESTAÇÕES SOCIAIS- PARTE II


OUTONO BRASILEIRO

Queridos (as) alunos (as), em 2010 assistimos  a Primavera Árabe e agora chegou a vez do Brasil com o Outono Brasileiro. Em véspera de Copa do mundo, nada mais inoportuno para a cúpula do governo, do que assistir a esse cenário de manifestações e demonstrações de descontentamento com a política governamental, no que se refere às necessidades básicas da população, como por exemplo, a demanda por educação, transporte, saúde e segurança.

O Outono Brasileiro tem em comum com a Primavera Árabe, o descaso do governo em relação aos direitos fundamentais da população em geral. Nesse sentido, ganham destaque na mídia mundial.
As pesquisas indicam que 80% dos participantes nas manifestações não têm identificação partidária, compatível com os resultados das pesquisas nacionais onde somente 20% apresentam identificação com partidos políticos.
Ou seja: temos nas manifestações uma amostra então crescente e representativa da população brasileira, onde 75% apoiam as manifestações. Estatisticamente, 1 milhão de pessoas representa uma amostra com margem de erro de 1/10 de 1% para o total da população de 190 milhões no pais, como movimento geral.

Na literatura das ciências sociais, alguns autores indicam que os problemas nascem na economia, se generalizam no social e se transformam no político.
No Brasil, a origem das manifestações tem por causa principal o crescimento da inflação e a falta de serviços públicos minimamente adequados na saúde, educação e transporte, contrastados com os gastos para a Copa, como denominador comum dos recentes problemas sociais.

Após uma década de controle da inflação e de políticas bem sucedidas na implantação de programas sociais e da política de crédito, temos hoje por quase dois anos o crescimento do PIB em aproximadamente 1% e inflação de 6% anuais, totalizando a diminuição em cerca de 10% do poder de compra, com a crise econômica corroendo os salários, retornando parte do eleitorado à linha de pobreza.

Nas pesquisas, saúde, educação, segurança, transporte e corrupção são apontados como os principais problemas, observando-se o cansaço em relação à falta de políticas públicas e a questões de ética.

Em grupos de discussão, os gastos com a Copa são fortemente criticados por todas as classes sociais, gerando a dicotomia entre o espetáculo do primeiro mundo e a ausência de políticas públicas.
A recente queda de popularidade de Dilma Rousseff abaixo dos níveis que garantem a reeleição é um indicador político da variabilidade do eleitorado.

É certo que o novo movimento social brasileiro, que poderá vir a se organizar na forma de representação da cidadania, atinge os três níveis de poder, com contornos específicos em cada manifestação, como mostram a tomada do teto do Congresso Nacional em Brasília, os ataques à Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro, e a tentativa de invasão da Prefeitura em São Paulo.

Mas é o Governo Federal, a instituição executiva responsável e capaz de promover os grandes programas de transformação social, a depositária última das manifestações sociais.
Nas Eleições Presidenciais de 2010, Dilma obteve 35% dos votos do total do eleitorado no 1º turno, Serra 24%, e Marina 14%, com 25% de abstenção, brancos e nulos.

No 2º turno, Dilma obteve 41% dos votos no total do eleitorado, e Serra 32%, com 27% de abstenção, bancos e nulos. Em votos válidos, Dilma obteve 56% e Serra 44%, com margem de 6% do eleitorado decidindo as eleições.

Em pesquisa com os participantes do movimento em São Paulo, Joaquim Barbosa obtém 30% das preferências, Marina 20%, Dilma 10%, Aécio 5%, e Eduardo Campos 1%.

Com o movimento social, o voto da esperança no PT perde sua intensidade.
O Outono Brasileiro terá consequências nas eleições presidenciais de 2014. Embora com críticas à classe política em geral, o movimento social espontâneo contra o status quo terá nas oposições, como formas institucionalizadas de voto, os maiores catalisadores do descontentamento, com resultados imprevisíveis no momento.
Fonte: Ricardo Guedes, Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago, é diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Sensus. -Adaptado.

Para o ENEM: temas de caráter social- parte I

Queridos (as) alunos (as), é bem provável que o ENEM cobre temas de caráter social, como por exemplo, as manifestações ocorridas aqui no Brasil, mas é importante analisar o contexto histórico mundial. Nesse sentido, faz-se necessário investigar as causas dessas manifestações em âmbito global.

A PRIMAVERA ÁRABE


A Primavéra Árabe é caracterizada por ser um período de transformações históricas da política mundial. É a onda de protestos ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para tirar ditadores do poder, autocratas que assumiram o controle de seus países durante várias e várias décadas.
Esse conjunto de manifestos começou em 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.
Tunísia: Os protestos na Tunísia, os primeiros da Primavera Árabe, foram também denominados por Revolução de Jasmin. Essa revolta ocorreu em virtude do descontentamento da população com o regime ditatorial, iniciou-se no final de 2010 e encerrou-se em 14 de Janeiro de 2011 com a queda de Ben Ali, após 24 anos no poder.
O estopim que marcou o início dessa revolução foi o episódio envolvendo o jovem Mohamed Bouazizi, que vivia com sua família através da venda de frutas e que teve os seus produtos confiscados pela polícia por se recusar a pagar propina. Extremamente revoltado com essa situação, Bouazizi ateou fogo em seu próprio corpo, marcando um evento que abalou a população de todo o país e que fomentou a concretização da revolta popular.
Líbia: a revolta na Líbia é conhecida como Guerra Civil Líbia ou Revolução Líbia e ocorreu sob a influência das revoltas na Tunísia, tendo como objetivo acabar com a ditadura de Muammar Kadhafi. Em razão da repressão do regime ditatorial, essa foi uma das revoluções mais sangrentas da Primavera Árabe. Outro marco desse episódio foi a intervenção das forças militares da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), comandadas, principalmente, pela frente da União Europeia.
O ditador líbio foi morto após intensos combates com os rebeldes no dia 20 de Outubro de 2011.
Egito: A Revolução do Egito foi também denominada por Dias de FúriaRevolução de Lótus eRevolução do Nilo. Ela foi marcada pela luta da população contra a longa ditadura de Hosni Mubarak. Os protestos se iniciaram em 25 de Janeiro de 2011 e se encerraram em 11 de Fevereiro do mesmo ano. Após a onda de protestos, Mubarak anunciou que não iria se candidatar novamente a novas eleições e dissolveu todas as frentes de estruturação do poder. Em Junho de 2011, após a realização das eleições, Mohammed Morsi foi eleito presidente egípcio.
Argélia: A onda de protestos na Argélia ainda está em curso e objetiva derrubar o atual presidenteAbdelaziz Bouteflika, há 12 anos no poder. Em virtude do aumento das manifestações de insatisfação diante de seu mandato, Bouteflika organizou a realização de novas eleições no país, mas acabou vencendo em uma eleição marcada pelo elevado número de abstenções. Ainda existem protestos e, inclusive, atentados terroristas que demonstram a insatisfação dos argelinos frente ao governo.
Síria: Os protestos na Síria também estão em curso e já são classificados como Guerra Civil pela comunidade internacional. A luta é pela deposição do ditador Bashar al-Assad, cuja família encontra-se no poder há 46 anos. Há a estimativa de quase 20 mil mortos desde que o governo ditatorial decidiu reprimir os rebeldes com violência.
Há certa pressão por parte da ONU e da comunidade internacional em promover a deposição da ditadura e dar um fim à guerra civil, entretanto, as tentativas de intervenção no conflito vêm sendo frustradas pela Rússia, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e muitos interesses na manutenção do poder de Assad. Existem indícios de que o governo sírio esteja utilizando armas químicas e biológicas para combater a revolução no país.
Bahrein: Os protestos no Bahrein objetivam a derrubada do rei Hamad bin Isa al-Khalifa, no poder há oito anos. Os protestos também se iniciaram em 2011 sob a influência direta dos efeitos da Revolução de Jasmim. O governo responde com violência aos rebeldes, que já tentaram atacar, inclusive, o Grande Prêmio de Fórmula 1. Registros indicam centenas de mortos durante combates com a polícia.
Marrocos: A Primavera Árabe também ocorreu no Marrocos. Porém, com o diferencial de que nesse país não há a exigência, ao menos por enquanto, do fim do poder do Rei Mohammed VI, mas sim da diminuição de seus poderes e atribuições. O rei marroquino, mediante os protestos, chegou a atender partes das exigências, diminuindo parte de seu poderio e, inclusive, nomeando eleições para Primeiro-Ministro. Entretanto, os seus poderes continuam amplos e a insatisfação no país ainda é grande.
Iêmen: Os protestos e conflitos no Iêmen estiveram em torno da busca pelo fim da ditadura de Ali Abdullah Saleh, que durou 33 anos. O fim da ditatura foi anunciado em Novembro de 2011, em processo marcado para ocorrer de forma transitória e pacífica, através de eleições diretas. Apesar do anúncio de uma transição pacífica, houve conflitos e repressão por parte do governo. Foram registrados também alguns acordos realizados pelos rebeldes com a organização terrorista Al-Qaeda durante alguns momentos da revolução iemenita.
Jordânia: A Jordânia foi um dos últimos países, até o momento, a sofrer as influências da Primavera Árabe. Revoltas e protestos vêm ocorrendo desde a segunda metade de 2012, com o objetivo de derrubar o governo do Rei Abdullah II, que, com receio da intensificação da Primavera Árabe em seu país, anunciou no início de 2013 a realização de novas eleições. Entretanto, o partido mais popular do país, a Irmandade Muçulmana, decidiu pelo boicote desse processo eleitoral diante das frequentes denúncias e casos comprovados de fraudes e compras de votos.
Omã: Assim como no Marrocos, em Omã não há a exigência do fim do regime monárquico do sultão Qaboos bin Said que impera sobre o país, mas sim a luta por melhores condições de vida, reforma política e aumento de salários. Em virtude do temor do alastramento da Primavera Árabe, o sultão definiu a realização das primeiras eleições municipais em 2012.
O sultão vem controlando a situação de revolta da população do país através de benesses e favores à população. Apesar disso, vários protestos e greves gerais já foram registradas desde 2011.

FONTE: BRASIL ESCOLA/ ADAPTADO

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PARA O ENEM: A DITADURA MILITAR EM CONTEXTO DE GUERRA FRIA

Queridos estudantes, os vestibulares e o ENEM, costumam cobrar os conteúdos de forma contextualizada. Nesse sentido, é importante sair da forma tradicional de estudar, ou seja, é necessário, especialmente na Geografia, buscar o entendimento no processo histórico e, ao mesmo tempo, relacionar com os fenômenos naturais e sociais ocorridos na contemporaneidade.
A partir do entendimento do processo histórico será fácil identificar as transformações na distribuição do espaço geográfico, assim como, identificar a ideologia da sociedade atual.
Nessa linha de raciocínio, para o entendimento da política atual brasileira, é necessário compreender o que se passa em âmbito mundial, nesse momento, a partir da ditadura militar e da Guerra Fria.

Entendendo o processo histórico:
A partir de 1961: 
a - Construção do Muro de Berlim;
b- Cuba se declara socialista: os Estados Unidos (capitalista) se preocupa, pois Cuba faz parte de sua área de influência. Nesse contexto, os Estados Unidos direcionam sua atenção à América Latina. Em consequência desse fato ocorre a invasão da Baía dos Porcos, no sul de Cuba. Os Estados Unidos tentam derrubar o regime socialista cubano, mas fracassam. Ocorre a aproximação de Cuba com a União Soviética (socialista).
1962 é considerado o ano mais tenso da história, pois os Estados Unidos e a União Soviética quase declaram guerra. A União Soviética começa a construir uma base de mísseis em Cuba. Os Estados Unidos reagem e começam a pressionar a União Soviética para que parem com a construção da base. Nesse momento, surge uma grande tensão diplomática entre os dois países com o intuito de se decidir o que será feito. A iminência da guerra é praticamente inevitável, contudo, graças a habilidade política de John Fitzgerald Kennedy (presidente dos Estados Unidos) e Nikita Krushchov (primeiro- ministro da União Soviética), acabaram fazendo um acordo.  A partir daí os Estados Unidos começam a prestar mais atenção na América Latina, o que torna difícil não ser aliado dos Estados Unidos. É nesse contexto histórico que, o então presidente do Brasil, João Goulart (Jango) conhecido como o herdeiro da ideologia nacionalista de Getúlio Vargas, passa a ser entendido como antiamericano ou comunista, mesmo não sendo comunista. Por esse motivo o governo de Jango vai passar por dificuldades, pois sua aproximação com os setores populares vai causar descontentamento aos segmentos mais conservadores da sociedade (a oposição). 
Nos primeiros três meses de 1964 a radicalização política chegou ao seu auge. A sociedade se dividiu a favor ou contra o governo de Jango, que fez uma proposta polêmica a partir de um conjunto de reformas estruturais no Brasil que pregam a reforma administrativa, tributária, reforma agrária, educacional e urbana, ou seja, reformas de base. Foi o início do golpe de 1964 e o surgimento de duas posições: uma de apoio ao governo e outra contra o presidente:
a) O Comício Central do Brasil (em apoio ao presidente) e a favor da reforma de base, no Rio de Janeiro (dia 13 de março).
b) A Marcha da família com Deus pela Liberdade (seis dias depois do comício), em São Paulo (dia 19 de março): apoiada pela igreja católica, conservadores, civis e militares.
A Reforma Agrária foi o principal motivo que levou a queda de Jango.
Em 31 de março para 1º de abril de 1964 ocorre o GOLPE CIVIL-MILITAR (os civis apoiam os militares). A invasão do exército em Juiz de Fora próximo ao Rio de Janeiro, liderada pelo comandante Olímpo Morão Filho, faz com que Jango fuja para o Rio Grande do Sul ( seu estado natal). Por não entender o contexto da Guerra Fria, João Goulart acreditava que seria reeleito da mesma forma que Getúlio Vargas, mas isso não aconteceu.
Foram planejadas uma sequência de marchas para pressionar Jango a sair do governo, mas isso não foi necessário, pois o golpe aconteceu na primeira marcha. A segunda marcha iria acontecer em 2 de abril. Ocorreu, mas com uma denominação diferente: a Marcha da Vitória (antes Marcha da Família com Deus pela Liberdade) celebrando o golpe que havia sendo dado no país.
Na opinião dos civis que apoiavam os militares, o golpe seria dado para salvar as pessoas e resgatar o Brasil do caos econômico e político em que o país vivia. E segundo eles, somente os militares poderiam consertar o Brasil.

Foram 21 anos de regime militar, sendo 5 presidentes:
1- CASTELO BRANCO (1964- 1967)- Moderado
1º ATO INSTITUCIONAL (1964): documento que faz previsão de eleições pro ano seguinte, o que não acontece.
2º ATO INSTITUCIONAL (1965): o BIPARTIDARISMO: ARENA: civis favoráveis ao militarismo; MDB: oposição moderada (não pode fazer críticas fortes).
Em 1967 é convocada uma nova Assembleia Constituinte.

2- COSTA E SILVA (1967- 1969- linha dura
Em 1968: DITADURA (é importante relacionar com outras partes do mundo: revolta dos estudantes, no Japão; Nos EUA: revoltas dos negros, das feministas, grande guerra civil. Na França revolta dos trabalhadores e Guerra do Vietnã nos EUA.)
Passeata dos cem mil em que o seu estopim foi um estudante (Edson Luis) morto por engano no restaurante universitário do RJ, em que a polícia militar atira sem questionar. 
Costa e Silva reage de forma drástica criando o 5º Ato Institucional:
- Fechamento do Legislativo;
- Cassação de Mandatos;
- Fim do Habeas Corpus;
- Proibição das Manifestações;
- Liberdade vigiada- SNI (Agência Brasileira de Inteligência) que procura punir pessoas contrárias à ideologia do governo.

3- MÉDICI (1969- 1973)- linha dura
O milagre econômico: o PIB cresce 14%, atualmente o crescimento é de 2%; as multinacionais recebem desconto fiscal; as pessoas possuem empregos.
É o auge da repressão, pois o Brasil desenvolve muito sua economia, mas muitas pessoas são presas e torturadas. Por ironia, é o momento de maior apoio ao governo.
Em 1973- A crise do petróleo e a crise no milagre econômico. Aumento da inflação e aumento da dívida externa (os países credores começam a cobrar juros altos).
A partir desse momento a população passa a não apoiar mais o governo. 

4- GEISEL (1974- 1979)- Moderado
- Fim do AI 2: Fim do Bipartidarismo- ARENA vira PDS; MDB vira PT, PTB, PMDB e PDT
- Fim do AI (1978):
- Lei da Anistia

5-  FIGUEIREDO (1979- 1985)- Moderado

!985 Tancredo Neves é eleito e morre. Assume o vice (ARENA) José Sarney, hoje senador do Amapá.
Saiba mais: COMISSÃO DA VERDADE, DÍVIDA EXTERNA

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...