sábado, 7 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela

Queridos (as) alunos (as), como tenho dito sempre, é de suma importância estarmos atentos ao que acontece no nosso dia a dia. Vivemos num mundo globalizado, a chamada Terceira Revolução Industrial ou tecnocientífica, que tem como centro, a informática. Fazemos parte de dois mundos ou dois territórios (líquido e sólido) o virtual e o real, interligados entre si.
Desta forma, mesmo que queiramos é impossível ficarmos alheios aos acontecimentos, mas ao mesmo tempo devemos buscar o conhecimento científico. É nosso dever saber diferenciar o que é verdadeiro do que é, apenas, senso comum. Nesse contexto, devemos analisar cada notícia com atenção, buscando diversas fontes de pesquisa.
Nelson Mandela                 
Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora. Perguntamo-nos: ´Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?´ Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Seu medo não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. Ela não está em apenas em alguns de nós; está em todas as pessoas. E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo. Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.
Nelson Mandela lutou contra o fim do apartheid (divisão entre brancos e negros na África do Sul). Ainda quando era universitário, engajou-se no Congresso Nacional Africano (CNA), principal partido negro do país. Também lutou contra costumes tribais. Fugiu para Johanesburgo em 1940, pois recusou um casamento arranjado.  Seu primeiro emprego foi como vigia noturno em uma mina de ouro. Mais tarde, estudou advocacia montando o primeiro escritório liderado por negros na África do Sul..
Apartheid
O Partido Nacional, dominado pelos Africâneres (brancos de ascendência germânica), venceu as eleições e impôs o regime segregacionista do Apartheid (1948). Inicialmente, inspirando-se no indiano Mahatma Gandhi defendeu a ideologia de resistência pacífica. Mesmo assim, foi preso em 1956 e acusado de traição. Em 1961 foi absolvido, devido ao massacre de Sharpeville engajou-se na luta armada, em que 69 manifestantes negros foram mortos pela polícia - e o banimento do CNA pelo governo. Fundou o movimento Umkhonto we Sizwe, que promoveu ataques com bomba a prédios do governo.

Mandela foi preso em 1961 e condenado a cinco anos de reclusão, por incentivo a greves e por viajar ao exterior sem autorização. Em 1964, foi novamente julgado e condenado à prisão perpétua se declarou culpado por sabotagem, mas jamais assumiu a culpa pela acusação em relação ao crime de conspiração contra a África do Sul.
Nelson Mandela encerrou a sua fala ao tribunal que o condenou à prisão perpétua com a seguinte mensagem: 
"Durante a minha vida eu me dediquei ao sofrimento do povo africano. Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu apreciei o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas vivem em harmonia com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual eu espero viver e atingir. Mas se necessário, é um ideal pelo qual eu estou preparado para morrer".
Esse líder Sul Africano passou 27 anos preso. Os primeiros dezoito, na ilha de Robben. Em 1976, recusou uma revisão da pena em troca de retornar para sua região de origem. Em 1985, também rejeitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Em 11 de fevereiro de 1990 ele finalmente foi libertado. O regime de segregação racial (Apartheid) pressionado pelas sanções internacionais, iniciou um processo de abertura e soltou Nelson Mandela.
Morre Nelson Mandela
Pelos anos de cárcere durante o apartheid, Nelson Mandela fica muito debilitado fisicamente .Aparecendo publicamente pela última vez na Copa do Mundo de 2010. Desde esta data, o  líder sul-africano adotou uma rotina de idas e vindas de hospitais relacionadas a problemas respiratórios. 
Em 5 de dezembro de 2013 o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anuncia a morte de Nelson Mandela, aos 95 anos de idade, em Pretória.
Fontes: DW - Exame.com
Lúcia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...