sábado, 19 de outubro de 2013

TURQUIA- ATUALIDADES

Querido (a) aluno (a), como você já sabe, é importante ficar atualizado (a) se quiser ter sucesso em concursos incluindo o ENEM, o tema da redação é baseado em notícias recentes. Nesse sentido, além de estar bem informado é necessário entender as causas de tais acontecimentos. Pensando nisso é que faço uma pequena introdução sobre a Turquia. Só assim é possível compreender a dinâmica atual em que se encontra esse país.

Em 28 de maio de 2013, ocorreram protestos na Turquia articulados por cinquenta ambientalistas que se manifestavam contra a derrubada de 600 árvores do Parque Taskim Gezi, em Istambul, para a reconstrução do histórico Quartel Militar Taksim (demolido em 1940), com a possibilidade de abrigar também um centro comercial. Mas esses protestos transformaram-se, rapidamente, em conflitos, quando a polícia interveio na manifestação de um grupo de ambientalistas. Dessa forma, o tema dos protestos estendeu-se para além da demolição do parque. Os protestos espalharam-se, rapidamente, para outras cidades da Turquia, assim como, para outros países provocando manifestações com as comunidades turcas ali residentes.
LEIA  A NÓTICIA ABAIXO:

Turquia rejeita opinião da União Europeia sobre como tratou protestos
ISTAMBUL, 19 Out (Reuters) - A Turquia rejeitou no sábado as críticas da União Europeia sobre a maneira como lidou com os protestos contra o governo no começo do ano, mas disse que um relatório sobre o seu progresso no sentido de se juntar ao bloco mostrou que o país está se aproximando dos padrões democráticos e econômicos europeus.

Na primeira resposta oficial do governo ao relatório da comissão, divulgado na quarta-feira, Egemen Bagis, ministro dos assuntos da UE, disse que o apoio da Comissão Europeia para novas conversas sobre uma nova política da região provou que a Turquia está fazendo progressos no seu processo de reforma.
"Estamos felizes porque o relatório de progresso deste ano destaca as importantes reformas que a Turquia tem feito", disse Bagis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...