quinta-feira, 18 de julho de 2013

ECONOMIA BRASILEIRA- AGROPECUÁRIA- REGIÃO SUDESTE:


Comandada pelas duas metrópoles nacionais São Paulo e Rio de Janeiro, essa região é a principal área agropecuária do Brasil de onde se comandam todas as atividades econômicas do país, incluindo as agropastoris. Praticamente todas as formas de exploração da terra são encontradas nesta área. Desde a agricultura familiar à agricultura de exportação, da plantation à agropecuária integrada e da roça tropical à agricultura climatizada.
Essa liderança da região Sudeste é explicada por várias razões:
- Maior concentração do capital para investimentos.
- Maior concentração populacional, tornando o maior mercado consumidor nacional. Até hoje o maior centro distribuidor de produtos agropecuários do país é o CEASA da cidade de São Paulo.
- Maior concentração de sedes de empresas que compram e industrializam produtos agropecuários.
SÃO PAULO:
O estado de São Paulo apresenta o maior desenvolvimento de agropecuária do Brasil, com a maior diversidade de produtos, com destaque a técnicas aprimoradas, maquinário moderno e vias de transporte eficientes, garantindo o rápido transporte entre os centros produtores e os consumidores.
A região de Ribeirão Preto é conhecida como a Califórnia brasileira, devido ao seu grande desenvolvimento econômico baseado em policultura agroindustrial de cana-de-açúcar, cítricos, café e algodão, além de pecuária e avicultura.
O Planalto Ocidental paulista é uma das principais áreas de cultivo de cítricos, responsável por aproximadamente 80% da produção nacional. Também se destacam outras áreas, como o Vale do Rio Ribeira (banana, chá e criação de búfalos), o Vale do Rio Paraíba do Sul (arroz e pecuária intensiva), os municípios de Limeira e Bebedouro (cítricos), Piracicaba e Araraquara (cana-de-açúcar), etc.
MINAS GERAIS:
O Triângulo Mineiro, além de ser área tradicional de pecuária de bovinos, destaca-se pela policultura.
O Sul de Minas também se destaca pela agricultura de cafés finos, com destaque para o Município de Varginha. É a região de pecuária leiteira mais importante do país.
O Vale do São Francisco, em Minas Gerais, é uma área de criação de gado. Nos Vales do Jequitinhonha (MG) e do Rio Doce, também se cultiva o café da variedade robusta.
ESPÍRITO SANTO:
É um estado que se destaca pelo cultivo de cacau (norte). No médio Vale do Rio Doce se cultiva o café da variedade robusta e em toda a extensão da Planície Litorânea se cultiva cana-de açúcar e se criam bovinos.
RIO DE JANEIRO:
É um estado que se destaca no cultivo de cana-de-açúcar, arroz, milho e na criação de bovinos.

Fonte: Geografia- Estudo e Ensino. Farias, Adilson (adaptado)


4 comentários:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...