sábado, 18 de agosto de 2012

Conceitos básicos: parte 4 CLIMA, VEGETAÇÃO E RELEVO

CLIMA:
O fator predominante do clima é a latitude, ou seja, quanto mais próximo, o local , da linha do Equador maior vai ser a temperatura (menor latitude), pois a linha do Equador corresponde a zero grau (onde começa a contagem). Mas o clima de uma região não depende exclusivamente da latitude, ou seja, quanto mais alto for o lugar, mais frio é o clima; e a continentalidade, uma vez que quanto maior for a distância entre uma região e o mar, menor a quantidade de chuvas. A classificação do clima pode ser feita de acordo com a temperatura e as precipitações. A quantidade de chuva que cai em uma determinada região é medida através de um pluviômetro.
D e acordo com o índice pluviométrico, o clima pode ser:
- Árido: quando chove menos do que 250 mm por ano.
- Semi- àrido: com 250 a 500 mm anuais.
-Semi- úmido: entre 500 a 1200mm anuais.
- Úmido: com chuvas de 1200 a 2500 mm anuais.
– Super úmido: chove mais de 2500 mm anuais.
Se classificarmos o clima de acordo com a temperatura, teremos:    
- Clima quente: quando a temperatura média do mês mais frio, for superior a 18 graus.
- Clima temperado: quando a média ficar entre 3 graus abaixo de zero e 18 graus no mês mais frio.
- Clima frio: quando a temperatura média do mês mais quente ficar em torno de 10 graus.
Clima polar: apresenta temperatura média do mês mais quente abaixo de 10 graus, ficando boa parte do ano coberta de gelo.

VEGETAÇÃO:
O clima, juntamente com as condições do solo, vai determinar a vegetação natural de uma região de uma região.
O clima quente e  a alta pluviosidade fazem com que a vegetação seja densa, formada por árvores altas (floresta Amazônica).
Se compararmos com a vegetação da zona temperada, veremos que ela é formada pó árvores de menor porte, cujas folhas caem durante o inverno para que não venham a acumular neve em seus galhos. Há também o surgimento de árvores chamadas coníferas, com folhas pequenas e duras que resistem perfeitamente a quaisquer nevascas.
Além das florestas, temos os campos tropicais e os campos temperados. Os campos tropicais encontram-se em áreas de clima quente e com uma estação chuvosa e uma seca bem definidas. Recebem também o nome de savanas. No Brasil, as savanas recebem o nome de cerrados, e são encontradas no planalto central brasileiro.
Na região temperada , temos os campos temperados, conhecidos como campinas, no estado do Rio Grande do Sul, e também como pradarias nos Estados Unidos. Na Europa, estes campos são conhecidos como estepes, e ficam cobertos de neve durante o inverno, o que favorece o cultivo do trigo.

RELEVO:
O homem desenvolve suas atividades na superfície da Terra, por isso ela é a parte mais importante do espaço geográfico que vamos considerar. Se nos elevarmos como num vôo de avião, observaremos que a superfície da Terra apresenta variações. Existem áreas planas e áreas com grandes variações de altura. A estas variações dá-se o nome de relevo. Houve um grande número de agentes físicos que influenciaram a formação da superfície do planeta, como os vulcões, terremotos, chuvas, erosão, etc.
 O homem procura instalar-se em locais onde a combinação de fatores favoreça sua estada, como o relevo, o clima e vegetação, mas mesmo quando isto não é possível, o homem pode viver praticamente em qualquer local do planeta, conseguindo superar as dificuldades, e procurando adaptar-se às condições existentes.
A Altitude de um ponto corresponde à altura que ele apresenta em ralação ao nível do mar.A maioria dos locais apresentam altitudes acima do nível do mar, ou seja, altitudes positivas. Mas existem locais que estão com altitudes negativas, as chamadas depressões. O ponto terrestre de maior altitude é o pico Everest (8.870 m).
A Altura de um ponto é a medida tomada de sua base (que pode estar acima do nível do mar ou não), até o seu cume, que é o seu ponto mais alto.
O relevo da Terra se apresenta sob quatro aspectos predominantes: cadeias de montanhas, planaltos, planícies e depressões.
As partes mais altas são as montanhas, que são grandes elevações, de relevo irregular, encostas muito inclinadas e vales profundos. As montanhas mais antigas são as menos elevadas. Quanto mais antigo o solo, mais baixas são sua s montanhas, e quanto mais novo o solo, mais escarpadas são suas montanhas. Como por exemplo de solos antigos, temos quase todo o território brasileiro, que mesmo com muitas serras e montanhas, não apresentagrandes elevações, ao passo que na região da Ásia, no Himalaia, nos Alpes europeus e nos Andes da América do Sul, estão as maiores elevações do planeta.
Elevações isoladas e de baixa altitude recebem o nome de morros.
Em uma montanha ou morro, a parte mais baixa chama-se sopé ou base, e o ponto mais alto, cimo ou cume.
Planaltos são formações rochosas mais antigas, ou também formadas pelo acúmulo de sedimentos. É uma região plana situada no alto, como seu próprio nome diz.
Há planaltos baixos, como na maior parte do Brasil, mas há planaltos muito elevados, como no Tibet.
Normalmente o que mais caracteriza o planalto é o fato de apresentar um processo maior de desgaste que as demais formas de relevo.
Planícies são áreas sem grandes acidentes ou saliências, e são normalmente formadas por rochas sedimentares. Encontramos as planícies ao longo dos grandes rios e próximo aos lagos e mares, onde a erosão provocada pelo vento e pela água é mais intensa.
A diferença maior entre planalto e planície é que a planície tem altitudes menores que o planalto e não apresenta escarpas.
As depressões são as partes mais baixas do relevo. Quando elas se encontram abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. Uma das grandes depressões existentes é o MAR morto. É uma depressão absoluta com 392 metros abaixo do nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...