segunda-feira, 5 de março de 2012

TERRA ROXA OU TERRA VERMELHA?

Terra roxa é um tipo de solo vermelho muito fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Essas rochas basálticas eram pertencentes à Formação Serra Geral e se originaram do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou, causado pela separação do antigo supercontinente Gondwana nos atuais continentes América do Sul e África, na Era Mesozóica. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devido à presença de minerais de ferro.
No Brasil, esse tipo de solo aparece nas porções ocidentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se sobretudo nos últimos quatro estados - Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul- por sua qualidade.
Historicamente falando, esse solo teve muita importância, já que, no Brasil, durante o fim do século XIX e o início do século XX, foram plantadas nestes domínios grandes lavouras de café, fazendo com que surgissem várias ferrovias e propiciando o crescimento de cidades como São Paulo, Londrina, Itu, Ribeirão Preto e Campinas. Atualmente, além do café, são plantadas outras culturas, como algodão, cana-de-açúcar e laranja.
O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café. Esses imigrantes referiam-se ao solo pelo nome terra rossa, já que rosso, em italiano, significa vermelho. Os brasileiros aportuguesaram o termo italiano, então, para terra roxa.
O solo de terra roxa também existe na Argentina, onde é conhecida como tierra colorada (terra vermelha). Está bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.


Queridos (as) alunos (as), esta terra vermelha é uma das mais férteis do mundo, já que ela tem a capacidade  de produzir a soja, que é um grão usado em mais de 200 produtos que nós consumimos, e acreditem, na maioria dos casos nem temos consciência disso.
Lúcia Helena.

11 comentários:

  1. Muito bom esse post, professora! Acrescentou de uma maneira inigualável em meu conhecimento sobre geografia.
    É muito interessante essas informações sobre a terra roxa, principalmente a origem de seu nome!

    ResponderExcluir
  2. terra roxa e minha atividade de hoje na escola ese texto me ajudou muito eu espero levar 10 OBRIGADO PROFESSORA

    ResponderExcluir
  3. Obrigado me ajudou no trabalho da escola valeu!!

    ResponderExcluir
  4. A senhora esqueceu brasilia e entorno é terra vermelha

    ResponderExcluir
  5. até 17 metros de profundidade é terra vermelha aí aparece areia branca

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...