sábado, 31 de março de 2012

A escala cartográfica

A escala cartográfica pode ser entendida por meio de uma simples razão de semelhança, no caso da geografia, um fator de redução entre as dimensões no mundo real e seu correspondente no mapa. É a mais importante alteração por que passam os objetos e fenômenos geográficos, e de uma forma ou de outra, todas as outras ações e técnicas que a cartografia utiliza para representar estes objetos e fenômenos tem relação direta com este processo de redução proporcional, realizado com o uso da escala. Encontramos inúmeras definições, todas com o mesmo sentido, pois se as palavras mudam, a base é sempre a equação:
E = em que: E = escala d = distância na carta D = no terreno
       D
A escala cartográfica tem duas formas de ser representada: a numérica e a gráfica. Entre elas não há nenhuma diferença conceitual, mas sua utilização é diferente.
A escala numérica é a mais comum e está presente em maps de pequena escala, ou seja, aqueles em que grandes superfícies do planeta estão representadas, por exemplo, nos Atlas e mapas-mundi. Facilita o cálculo matemático de distâncias, mas exige o uso de uma régua para a medida direta de distâncias sobre o mapa. Um detalhe importante na representação da escala numérica é que nela não existe unidade de medida, seja centímetro, metro, quilômetro, milha, etc., o que é diferente do caso da escala gráfica. A escala na representação numérica aparece na seguinte forma:
1: 50 ou 1 ou 1/50 (lê-se um para cinquênta).
             50

A escala gráfica está presente sempre em maps de grande escala, ou seja, aqueles em que pequenos espaços estão representados, por exemplo, nas plantas de casas, trilhas curtas e mapas urbanos. Ela facilita a medida direta de distâncias sobre o mapa e não exige uma régua ou qualquer outro instrumento, uma vez que a própria escala gráfica é uma medida escalar que pode ser transferida diretamente para o mapa, seja por um compasso ou por uma linha. No caso da escala gráfica, sempre aparece a unidade, como metros (m) ou quilômetros (Km). Outra grande vantagem da escala gráfica é que nas reduções ou ampliações feitas nos mapas, por copiadoras, ela mantém sua validade, pois se amplia ou reduz na mesma proporção que a cópia. A escala na representaação gráfica aparece na seguintes forma:


2 comentários:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...