terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cerrado

O cerrado possui um clima quente o ano inteiro. A vegetação é variada, com campos abertos, campos com gramínias (tipos de capim), arbustos pequenas árvores retorcidas e florestas mais fechadas. A flora é representada por mais de 10 mil espécies. Os animais característicos da região são: jiboia, urubu-rei, ema, tucano, gavião, tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu, veado-campeiro e, ainda, muitas espécies de insetos, como borboletas, abelhas e vespas. Essa região teve sua vegetação original modificada com a contaminação dos rios, o desmatamento e a expansão da agricultura e pecuária.
SAIBA QUE: o veado campeiro e a onça-pintada são algumas das 473 espécies da  fauna brasileira ameaçadas de extinção, sendo que 269 são encontradas na Floresta Atlântica.
Tartarugas protegidas. As tartarugas marinhas estavam na lista das espécies ameaçadas de extinção. O Projeto Tamar evitou que isso acontecesse. Atuando em grande parte do litoral brasileiro, conta com centros de recuperação dos animais doentes, principalmente pela ingestão de lixo, sacos plásticos, pedaços de embalagens, lonas, linhas de pesca, entre outros objetos. Garrafa plástica leva aproximadamente 400 anos para se decompor no mar! o Projeto também faz criadouros de ovos, permitindo assim que mais filhotes cheguem ao mar, aumentando a população de tartarugas.
Saiba mais: O que é e o que faz a Rede ASO? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...