quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lixiviação empobrece o solo

Lixiviação

Entenda como a ação das chuvas deixa o solo ácido

Na geologia, a lixiviação é um processo de deslocamento de minerais presentes na superfície do solo.
Estes são transportados para camadas mais profundas da terra.
Com a exposição desta área devido ao desmatamento, às queimadas e ao sobrepastoreio, a ação gradativa das chuvas dissolve os nutrientes que são hidrossolúveis e deixa o solo infértil para o plantio.

Os elementos como manganês e alumínio são pouco solúveis, por isso, resistem à lixiviação e tornam o solo ácido.
Para resolver o problema da acidez, é necessário que um corretivo alcalino seja aplicado para neutralizar os níveis de alumínio e manganês, sendo recomendado o calcário dolomítico, que além de fornecedor de óxidos de cálcio e magnésio, neutraliza a ação ácida quebrando a barreira química, aumentando a permeabilidade dos solos favorecendo o desenvolvimento radicular.

O calcário devolve ao solo as propriedades que são fundamentais para o cultivo, disponibiliza os principais nutrientes, colabora para a aeração e drenagem, o que proporciona mais qualidade e mais rentabilidade para o produtor ou pecuarista. SAIBA MAIS: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-lixiviacao/meio-ambiente-lixiviacao.php
Fonte: www.jdemito.com.br

6 comentários:

  1. Que Deus a abençõe por ter me ajudado na realização de uma pesquisa acerca da acidez do solo, pois foi aqui neste espaço que eu encontrei a melhor explicação(em forma de resumo) sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei,vocês me ajudaram muito.... OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por disponibilizar o conceito de lixiviação de maneira tão sucinta.😄

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por disponibilizar o conceito de lixiviação de maneira tão sucinta.😄

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...